facebook instagram Linkedin Twitter YouTube Email



Visitas Temáticas no Museu da Farmácia:

5 Séculos de História da Farmácia em Portugal
Um olhar sobre a evolução da profissão farmacêutica, desde as antigas boticas ao laboratório farmacêutico moderno, através de peças como almofarizes, cerâmica de botica, frascos de vidro, posters, medicamentos e microscópios, que testemunharam a ciência, a técnica e a arte, na história da farmácia em Portugal.
 
5000 anos de História da Saúde e da Farmácia - Civilizações distantes no tempo e espaço!
Uma viagem pela História Universal da saúde e da farmácia, através de peças de raro valor científico, antropológico, artístico e social, propondo um percurso onde cada civilização é retratada sob uma narrativa de combate à doença e procura da cura e alívio da dor, por culturas e civilizações tão distintas no tempo e no espaço como a Mesopotâmia, o Egipto, a Grécia, Roma, os Pré Colombianos, o Islão, a África, o Tibete, a China, o Japão, entre outras.
 
O Mundo do Cinema no Museu da Farmácia
Uma inesperada visita temática por peças da coleção do Museu da Farmácia que apresentam uma relação com um conjunto de filmes que integram a nossa memória coletiva: A Guerra do Fogo; Asterix e Cleópatra; A Vida de Brian; Troia; Gladiador; Apocalypto; O Físico; O Reino dos Céus; Camões; Elisabeth: A Idade do Ouro; O Libertino; Morte na Mesopotâmia; Boas Vibrações; Equador; Amor e Dedinhos de Pé; Os Caçadores de Tesouros; Os Últimos Dias do Paraíso, Cartas de Guerra; Guerra das Estrelas, entre muitos outros.
 
Religião e Espiritualidade no Museu da Farmácia
Desde as crenças politeístas nos primórdios da farmácia à fé cristã que sustentou a Idade Média, muitos são os testemunhos no Museu da Farmácia que estabelecem uma profunda ligação entre o homem e o divino na história da saúde, num caminho de proteção sobre a doença, alívio da dor e conquista da cura.
 
Doenças e Epidemias no Museu da Farmácia
A doença é tão antiga como o Homem, uma realidade que acompanha a história da nossa relação com a natureza. Nesta viagem salientamos a ligação entre peças do museu e doenças que marcaram a história da humanidade a nível epidemiológico e os impactos científico, social, económico e religioso na desafiante vida dos seres humanos.
 
5000 anos da História da Sexualidade no Museu da Farmácia
A sexualidade e o sexo são um conjunto de comportamentos naturais da maior importância para o desenvolvimento das espécies na história do nosso planeta. Nesta visita temática descontraída, propomos um novo olhar sobre a história da sexualidade, através de peças do Museu da Farmácia, como placas de unguentos egípcios, amuletos romanos, cintos de castidade, vibradores medicinais e preservativos, que nos permitem abordar a sedução, proteção, saúde, castigo e ainda outras histórias.
 
Inimigos inimagináveis escondidos dentro de casa (bactérias e micróbios e outros males)
Apesar de, por vezes, considerarmos que a nossa casa é uma “fortaleza” protetora da vida, nela podemos encontrar alguns inimigos que podem prejudicar a saúde de toda a família. Nesta viagem temática, vamos realçar o papel da ciência e da farmácia no mundo dos micróbios, substâncias tóxicas e outros “males“ que nos rodeiam e o modo como foram combatidos ao longo dos tempos históricos.
 
Arte e Saúde no Museu da Farmácia
Propomos uma viagem ao longo da história da saúde e da farmácia, onde irão ser desvendadas inúmeras manifestações artísticas de cada povo e civilização. Desde a iconografia do antigo Egipto, recorrendo a formas antropomórficas, passando pela majólica italiana ao serviço da iconografia religiosa, até à representação de elementos da natureza na exótica Farmácia Chinesa.
 
A Cerâmica Farmacêutica dos Séc. XII ao XIX
Nos dias de hoje, os potes de cerâmica ou de faiança, são apenas bonitos e pitorescos elementos decorativos, que ornam as prateleiras e as montras de algumas farmácias, as vitrinas de museus ou servem de decoração nas nossas casas. Contudo, durante séculos, e até meados do século passado, tinham uma função utilitária como recipientes destinados à guarda e conservação de produtos usados em farmácia. Esta é uma visita a um dos melhores tesouros do Museu da Farmácia.
 
A Vida no Limite - Aventureiros e Exploradores
Como sobreviviam os exploradores do Séc. XVI ao Séc. XX? Para ajudar a perceber a história de homens como Sir Walter Raleigh, Roald Amundsen, Ernest Schackleton e os astronautas do Space Shuttle Endeavour, o Museu de Farmácia sugere esta aventura para conhecer as farmácias portáteis utilizadas por estes exploradores e percecionar como a farmácia e os medicamentos têm ajudado a conquistar o Mundo.
 
Informações: museudafarmacia@anf.pt