facebook instagram Linkedin Twitter YouTube Email

Pelike

Vaso destinado a conter vinho ou óleos em forma de corpo bojudo, com duas asas.

Decoração de figuras vermelhas sobre fundo negro; detalhes destacados a branco e amarelo. Folhas de palmeira de traço elaborado por baixo de cada asa; faixa junto à base com faixa de meandros intercalando com quadrados.

Lado A: uma cena nupcial, com o jovem casal sentado ao centro, a senhora calçando sapatos brancos, com um xilofone no seu regaço e segurando uma grinalda sobre as suas cabeças; são ladeados por duas senhoras em pé que os assistem, segurando uma delas, um alabastron (vaso grego para perfumes ou óleos) na mão direita e na esquerda um leque; a outra segura na mão esquerda um espelho e na direita uma fita. No plano superior, encontra-se Afrodite sentada, segurando um cofre e uma Roda da Fortuna; está voltada para trás a olhar para Eros, que esvoaça e brinca com um pássaro e uma fita. Junto ao gargalo uma faixa decorada com folhas de palmeira e motivos ovais.

Lado B: uma senhora ao centro, sentada num local rochoso segurando uma grinalda e um espelho, voltada para trás, olhando para um jovem nu com uma fita branca no cabelo, que está em pé e que segura na sua mão direita um estrígil (raspador metálico de forma alongada e curvada, que servia para retirar a sujidade e o suor antes do banho); sobre o braço esquerdo o seu bastão e o manto; no lado oposto uma senhora em pé assiste à cena, segurando um cofre. Por cima, uma fita suspensa; junto ao gargalo uma faixa com folhas de louro e uma rosácea no centro.

Apúlia, atribuído à oficina do pintor Darius c. século IV a.C.
Cerâmica negra com figuras vermelhas
Altura: 36,2 cm; diâmetro: 22,3 cm

N.º Inv. 8875