facebook instagram Linkedin Twitter YouTube Email

Painel representando São Cosme e São Damião

Painel com a representação de São Cosme e São Damião a realizar milagres e exorcismos. Forma retangular. Representação dos Santos Cosme e Damião*, em cenas diversas: numa cena está representado um dos santos a praticar um exorcismo junto de um doente acamado; em plano diferente, ambos estão a curar doentes que se deslocam em muletas, aludindo ao seu milagre do transplante de uma perna com gangrena de um doente branco, pela perna de um negro etíope, já morto.

Alemanha ou Suíça
Século XVI
Madeira esculpida
Altura: 23,5 cm; largura: 45,4 cm

N.º Inv. 5139

Cosme e Damião eram cristãos e viveram na Síria, no século III. Distinguiram-se pelo exercício da sua arte curativa com uma enorme perícia, sem receberem remuneração. Vítimas das perseguições do imperador Diocleciano, são presos, torturados e executados. Foram rapidamente alvo de um culto, devido às suas curas miraculosas, em especial pelo transplante de uma perna. Destacaram-se ainda pelo desenvolvimento de remédios contra a peste, crostas, escorbuto e cálculos renais.

São Damião é considerado o patrono dos farmacêuticos e o seu irmão gémeo São Cosme, o patrono dos médicos. Têm como atributo para um, um pote contendo um unguento ou uma caixa de medicamentos e uma espátula e para o outro, o vaso para observação da urina.