facebook Email

Museu da Farmacia

Odette Ferreira - Construir Futuros

27 de setembro a 31 de janeiro 2020
Museu da Farmácia Porto
22 de fevereiro a 15 de setembro 2019
Museu da Farmácia Lisboa


Em julho de 2018, Portugal foi considerado pela OMS “um país exemplar na prevenção, deteção, tratamento e cuidados dos doentes com VIH", tendo atingido o país, praticamente todos os objetivos estabelecidos no programa das Nações Unidas para o VIH/sida - ONUSIDA, conhecido como 90/90/90.

Muito deste percurso exemplar se deve a Odette Ferreira (1925-2018), a quem se pretende homenagear com esta exposição. A Professora Odette Ferreira, como era carinhosamente tratada por todos aqueles que a conheceram, foi também alguém muito especial, que se destacou pela sua coragem, tenacidade, persistência, espírito de missão e dedicação à causa pública.

Enquanto farmacêutica, lutou sempre pela valorização da profissão. Enfrentou todos os desafios que a vida lhe impunha sempre com a mesma atitude arrojada e determinada. Construiu um futuro para a Farmácia em Portugal!

Lutou pelo acesso à profissão farmacêutica, enquanto mulher e profissional. Construiu um caminho pioneiro na emancipação da mulher portuguesa!

Agiu contra a estagnação do ensino de Farmácia, pela modernização, dinamização e pelo desenvolvimento da investigação científica em Portugal, que culminou na descoberta do vírus VIH-sida tipo 2. Construiu um futuro para a ciência em Portugal!

Batalhou contra uma sociedade conservadora e fechada onde não eram debatidos assuntos tabu; combateu o medo, a ignorância e o preconceito, na tentativa sempre renovada em salvar vidas humanas! Construiu uma sociedade mais justa e solidária!

Na defesa incondicional dos excluídos e marginalizados pela sociedade e a sua batalha sem tréguas pela dignidade humana, demonstra que o exemplo de vida da Professora Odette Ferreira ultrapassa em muito os feitos notáveis alcançados.

Muito para além da ciência, na construção de futuros!