facebook instagram Linkedin Twitter YouTube Email

Farmácias contra a COVID-19 - a Liberdade em Segurança

15 de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023
Museu da Farmácia Lisboa


FARMÁCIAS CONTRA A COVID-19 – A LIBERDADE EM SEGURANÇA

A pandemia da COVID-19, causada por um coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), foi identificada pela primeira vez num mercado de Wuhan, na China, em dezembro de 2019.

A 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou este surto chinês como Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional e, a 11 de março de 2020, como uma pandemia.

O novo vírus espalhou-se a uma velocidade impressionante pelo mundo inteiro, causando milhares de internamentos graves e mortes a um ritmo galopante, provocando terror e medo.

Estávamos perante um novo e terrível vírus que o mundo não estava preparado para enfrentar. 

Todos os profissionais de saúde desempenharam um papel fundamental no controlo desta pandemia que assolou o mundo.

As farmácias foram desafiadas a enfrentar este desafio e a entrar neste esforço coletivo.

A população recorreu, em massa, às farmácias para ser testada, numa avalanche nunca vista.

A rede de farmácias em Portugal e os seus profissionais foram, dia após dia, semana após semana, mês após mês, um porto seguro constante para a população, em qualquer ponto geográfico.

Os medicamentos foram entregues a todos, a qualquer hora, em qualquer lugar. Foram realizados mais de 13 milhões de testes, por mais de 1500 farmácias, até setembro de 2022.

O esforço de todos foi permanente. Montaram-se tendas, alugaram-se contentores, deslocaram-se a escolas, estádios de futebol e locais de espetáculos para que todos tivessem oportunidade de se testar e para que, em segurança, pudessem iniciar a retoma da normalidade possível.