facebook Email PT EN

Museu da Farmacia

O Museu da Farmácia é um projecto que, ao longo dos anos, tem vindo a ser uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes recebidos e os diversos prémios com que o Museu foi distinguido. Inaugurado em Junho de 1996 em Lisboa, o Museu da Farmácia é o resultado de uma vontade inequívoca das Farmácias Portuguesas em preservar a história da sua profissão. Em 2010, é a vez da cidade do Porto receber o Museu da Farmácia através da inauguração de um novo espaço.
 
MF Lisboa
MF Porto
Galeria do Porto   
 
A existência de um Museu da Farmácia em Portugal, à semelhança de outros países sempre foi uma ambição de todos os farmacêuticos portugueses. Porém esta iniciativa, por razões de diversa ordem foi constantemente adiada, até que em 1981, todas as farmácias portuguesas recebem um apelo por parte da Direcção da Associação Nacional das Farmácias, no sentido de doarem peças para se constituir uma colecção para o futuro Museu da Farmácia. O entusiasmo manifestado pelos associados da ANF a esta iniciativa ultrapassou todas as expectativas, reunindo-se um acervo representativo da história da farmácia portuguesa, conseguindo-se assim salvaguardar um património que estava em risco de desaparecer. Entre 1997 e 2010 o Museu cumprindo uma estratégia de constituir uma coleção representativa da história da farmácia mundial, foi reunindo em leilões nacionais e internacionais e junto de colecionadores privados, uma coleção de exceção, que é hoje uma referência a nível internacional.
 
 
Farmácia Portuguesa

Farmácia Portuguesa

Em Lisboa, foram recriados espaços e ambientes que permitem ao visitante aperceber-se, de uma forma mais imediata, da evolução da história e tecnologia da farmácia portuguesa, desde o final do século XV até aos nossos dias. Reconstituições de autênticas farmácias portuguesas desde a antiga botica dos séculos XVIII, até à Farmácia Liberal do início do século XX. É de salientar ainda a reconstituição de uma autêntica farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau do final do século XIX e de uma área dedicada à Farmácia Militar. No Porto, é possível visitar a excelente reconstituição da Farmácia Estácio, inaugurada em 1924, na rua Sá da Bandeira. Ficou célebre esta farmácia no final dos anos quarenta pela sua balança falante tornando-se um ex-libris da baixa portuense dessa época.
 
Farmácia Internacional

Farmácia no Mundo

A temática da Farmacia e da Saúde são abordadas com peças de extrema qualidade, oriundas de civilizações e culturas tão distantes no tempo e no espaço, como a Mesopotâmia, o Egipto, a Grécia, Roma, os Incas, os Astecas, o Islão, o Tibete, a China, o Japão e, finalmente, a Farmácia Europeia desde a Idade Média até 1929, com o isolamento da penicilina pelo cientista inglês Fleming. A exposição termina, com a exibição das farmácias portáteis usadas no Space Shuttle “Endeavour” na última viagem do milénio (Dezembro de 2000), para além de medicamentos da Estação Orbital Mir e da comida dos astronautas russos.

Visitar o Museu