facebook instagram Linkedin Twitter YouTube Email

A Farmácia e a Expansão Portuguesa

O Contributo Científico dos Boticários na Expansão Portuguesa
Junho - julho 2014
Hospital Garcia de Orta, Almada


O período da expansão portuguesa foi um dos mais ilustres da História da Farmácia. Os boticários desempenharam um destacado papel na expansão, contribuindo para o estudo e divulgação das plantas medicinais e exóticas. Este conhecimento resultou inequivocamente da relação de proximidade e da troca de conhecimentos entre os boticários e portugueses e os orientais.

Graças aos seus conhecimentos na área da botânica e das especiarias e devido à escassez de profissionais de saúde, os boticários eram muito requisitados na época dos descobrimentos portugueses.

Existiam, desde o início do século XVI, boticas nos hospitais das fortalezas de Cochim, Cananor, Goa, Malaca e Chaul. Nesta época, os boticários eram também solicitados para desempenharem funções como boticários das armadas e dos hospitais das fortalezas.

Este período excitante de descoberta foi ilustrado com os belos vasos de botica em faiança, decorados com motivos de influência chinesa, com paisagens exóticas assim como os almofarizes de marfim indo-portugueses que são provas do contacto que existiu entre os portugueses e os artesões locais.